Jogos Regionais 2019: Francisco Morato estreia com goleada no futebol masculino e vitória segura no feminino.

Por: Coordenadoria de Relações Públicas | Em: 05/07/2019

Era dia de estreia, e já pela manhã da última quarta-feira (03/07), o samba tomou conta do pátio da Escola Municipal Prefeito Euclides Silva, sede de um dos alojamentos de Francisco Morato no 63º Jogos Regionais.

Os meninos do sub-20 do futebol e as meninas da categoria livre da mesma modalidade não escondiam no rosto a ansiedade e vontade de entrar em campo. Na última edição dos Jogos Regionais, no ano passado, o futebol masculino ficou em 4º lugar, enquanto as meninas levaram o bronze pra casa. Ambos vieram decididos a superar suas marcas.

A música foi a chave para diminuir a tensão dos meninos, que já na entrada do ônibus a caminho do Campo do Portinho, palco da partida, aumentaram a caixa de som no ultimo volume para todos ouvirem “Tá Escrito”, do Grupo Revelação, canção que, segundo eles, representa a equipe. O adversário do dia era a pacata cidade de Canas, de aproximadamente 5.000 habitantes (IBGE-2018), que se mostrou extremamente respeitosa já na troca de cumprimentos.

Quando a bola rolou, a organização do esquema tático de Francisco Morato e seu camisa 11, Danilo Santos, o Coquinho, em um dia inspirado, desequilibraram a partida. A equipe moratense colocou Canas na roda, com três gols de Coquinho, o que deu um choque na equipe adversária, que ainda levaria mais três gols, um do camisa 10, Guilherme Alves, um do matador Douglas Pou, e outro de Diego Vitoriano, que disputou muito boa partida.

A goleada de 6 a 0 edificou ainda mais o talento da juventude moratense com as bolas nos pés, contudo, esse foi só o primeiro passo da longa caminhada até a final. “Saímos orgulhosos com o resultado, mas temos muito a fazer, a equipe está centrada e confiante para chegar até o melhor resultado possível”, disse Coquinho, cria do bairro Recanto Feliz, e que se tivesse marcado no fim de semana teria pedido música no Fantástico.

Já do outro lado de Ilha Bela, as meninas estavam enfrentando a equipe de Guararema, no estádio Ferreirão, mesmo palco onde nossas garotas estrearam no ano passado com vitória de 1 a 0 contra as donas da casa. Agora, com o time reformulado e um adversário diferente, a atenção teria que ser redobrada. Quem se manteve no time foi a veterana Laura Araújo, de 37 anos, que leva a braçadeira de capitã e ressalta desde o ano passado a garra da mulher moratense, quando disputou o 3º lugar com dores no joelho.

Os treinadores José Claudio dos Santos, o Claudinho, e Gabriel Vecchia, auxiliam as atletas de forma intercalada fazendo um exemplar trabalho tático. A garra das nossas jogadoras e o cuidado dos nossos treinadores renderam muitas chances à equipe moratense, que mesmo perdendo muitos gols, marcou duas vezes e estreou com mais uma vitória no Ferreirão, agora pelo placar de 2 a 0 sobre Guararema.

Nas categorias feminino e masculino, Francisco Morato estreou também na competição nas modalidades de Badminton, Basquete, Damas, Handebol e Vôlei de Praia e Taekwondo.