Lançada a Campanha #FaçaBonito em Francisco Morato contra o abuso e à Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes

Por: Coordenadoria de Relações Públicas | Em: 10/05/2019

Foi lançada nesta sexta-feira (12/05) em Francisco Morato a Campanha #FaçaBonito do Comitê Nacional em prol do próximo dia 18 de maio que marca o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes.

O ato que aconteceu no Teatro Laura Bressane dentro do CSU reuniu mais de 200 pessoas da área da assistência social, educação e cultura, tendo como principal objetivo conscientizar, prevenir e enfrentar à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, para a garantia do desenvolvimento saudável da infância e juventude.

Esteve presente a prefeita Renata Sene; a secretária de Educação, Lélia Hartmann; o superintendente de Saúde, Marcelo Simões; o secretário de Assistência e Desenvolvimento Social, Wagner Santana; representando a Diretoria de Ensino Regional, Júlio Cesar; e os vereadores Ildo Gusmão, Flor Cabelereiro, João Raposo e Jair Sene.

“Estamos lutando para que possamos anular os problemas, fazendo que eles deixem de existir por meio da prevenção. Não queremos mais atender crianças que já sofreram, queremos que elas não sofram mais, principalmente, por meio desse trabalho cuidadoso que passa a tratar essa questão desde bem cedo”, disse o superintendente de Saúde, Marcelo Simões.

A Coordenadora do Núcleo de Prevenção, Julieta de Castro, levantou a pauta de como deve ser feito o trabalho de prevenção de modo geral em todo o órgão público, “O primeiro passo é estarmos unidos e sensibilizados de maneira em que todas as secretarias trabalhem no mesmo ritmo. Quando falamos de crianças o cuidado tem que ser mais do dobrado e quanto mais gente lutando por isso, mais rápido o resultado aparece”.

Já o secretário do SMADS, Wagner Santana, apresentou o fluxo de atendimento da assistência social em casos de violência e abuso contra a criança e adolescente. “O trabalho de proteção é responsabilidade de toda rede e trabalhar em conjunto é o passo mais firme das políticas públicas protetivas”.

A prefeita Renata Sene, assistente social por formação, ressaltou que o dia de hoje marcou não só um simples evento, mas também, um ato que deve continuar por todos os outros dias prevenindo quem precisa, “Temos que mostrar que esse combate é continuo e deve se estender todos os dias. A proteção de nossas crianças e adolescentes é o eixo de uma sociedade sólida na educação, lazer e todas as outras áreas”.