Realizada audiência pública de prestação de contas do Sistema Único da Assistência Social (SUAS)

Por: Coordenadoria de Relações Públicas | Em: 10/04/2019

Na manhã desta quarta-feira (10/4), foi realizada uma audiência pública de prestações de contas do Sistema Único da Assistência Social (SUAS), na Câmara Municipal de Francisco Morato.

A audiência foi ministrada pelo secretário municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), Wagner Santana, que pautou diversos programas, conquistas e números de atendimento dos equipamentos da SMADS e SUAS.

Além das cerca de 50 pessoas que acompanharam a audiência, estavam presentes os vereadores Mimo, Alex Reis, Salsicha, Jair Sene, Flor Cabeleireiro e João Raposo.

Logo no início da audiência foram apresentados os números da SMADS, que atualmente atende aproximadamente 40 mil moratenses nas esferas do Cadastro Único, beneficiários do Bolsa Família, novas inclusões do Programa Renda Cidadã e Ação Jovem. De 2017 ao início de 2019, houve aumento de cerca de 7 mil moratenses atendidos com a proteção social, garantindo assim o crescimento gradativo das políticas públicas na assistência social.

Também foi destaque a citação da inauguração do Centro POP, que tem como objetivo buscar as garantias dos direitos fundamentais da população em situação da rua, além de contar com equipe especializada no atendimento deste público, realizando também o serviço de abordagem social.

“A nossa responsabilidade é garantir no mínimo a proteção social, essa que não é uma responsabilidade apenas da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, mas também de todas as políticas públicas em todos os âmbitos. Devemos incansavelmente buscar construir uma sociedade livre, justa e solidária” reforçou o secretário Wagner Santana.

O secretário ainda falou sobre a importância dos conselhos municipais e a participação da sociedade civil que, segundo ele, enriquece a discussão de políticas públicas. Além de citar, programas fundamentais como os cursos do Qualifica Morato, a Campanha de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, conquistas de novos equipamentos para o Conselho Tutelar, além de outros.