Superando desafios: Aberta a Semana Momento Mulher com palestra em Francisco Morato

Por: Coordenadoria de Relações Públicas | Em: 08/03/2019

Ontem (7/3), a tarde foi marcada pela abertura da Semana Momento Mulher em Francisco Morato, com a palestra “Mulher, o desafio de ser o que é”, da profa. dra. Mônica Mandaji, realizada no prédio da Univesp.

Mulher, jornalista, doutora em educação e mestre em ciências da comunicação, Mônica palestrou para servidoras públicas e munícipes contando sobre sua história de luta na vida acadêmica e profissional perante a desigualdade de gênero, além de ressaltar o trabalho de mulheres que revolucionaram a luta pelos direitos iguais.

Com a frase “Mulher, solte a sua voz” estampada na camisa, a palestrante reforçou a importância da voz ativa feminina que ajuda a desconstruir as estruturas machistas da sociedade.

Na ação, foram apresentados números alarmantes de violência contra a mulher no Brasil durante o ano de 2015. Segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, o Instituto Maria da Penha e o Mapa da Violência, nosso país registrou 1 estupro a cada 11 minutos, uma mulher vítima de violência física a cada 7.2 segundos e o aumento de 54% no assassinato de mulheres negras.

“Somos perseguidas, isso é fato. Mas nossa força, principalmente através da educação, é maior que qualquer perseguição. Nossa luta é diária e devemos cada vez mais denunciar e não deixar de lutar. Podemos mudar muita coisa, inclusive mudar a história de uma mulher violentada, uma criança da periferia e até mesmo pessoas dentro da nossa família”, disse Mônica.

Ao fim da palestra, Mônica Mandaji foi presenteada com flores pela chefe de Gabinete, Michelle Zanini, e a pela secretária municipal de Educação, Lélia Hartmann. Mônica também sorteou dois livros para as participantes da palestra.

A prefeitura realiza na semana do Dia Internacional da Mulher (7 a 11 de março) diversos serviços e atividades voltadas às mulheres moratenses, em cumprimento a Lei Municipal Nº 2.701, de 05 de maio de 2013, de autoria da vereadora Márcia Della Torre.

Hoje (8/3) será realizada, às 15h10, no Galpão da Cultura, a Sessão Momento Mulher, com filme e pipoca grátis para as moratenses. O Galpão da Cultura fica localizado na Rua Azevedo Marques, 26, Centro.

Participe!