(11) 4489-8900 | (11) 4488-3305

Capacitação sobre suicídio reúne os agentes comunitários da saúde de Francisco Morato

Por: Coordenadoria de Relações Públicas | Em: 25/02/2019

O Serviço de Assistência Médica (SAME) de Francisco Morato realizou na manhã desta segunda-feira (25), uma palestra de capacitação sobre o suicídio para os agentes comunitários de saúde, no Teatro Municipal Laura Bressane.

A palestrante foi a pós-doutorado em psicologia, Karina Okajima, que tratou dos temas de acolhimento ao sofrimento existencial e o manejo do comportamento suicida.

“A maior importância dessa palestra é que o agente possa acessar o sofrimento humano. Pois assim como próprio profissional sofre, as pessoas com quem ele lida também sofre. Então isso é manejo do comportamento autodestrutivo, onde só pode acontecer a partir do momento em que a gente legitima nossa dor, para ajudar o próximo a fazer o mesmo. Com essa palestra, o agente comunitário aprende a lidar com a humanidade que existe nele, para poder acolher o próximo”, explica a palestrante, Karina Okajima.

Na atividade, Karina compartilhou suas experiências e atendimentos que trouxeram uma grande bagagem para o seu conhecimento na prevenção, posvenção e acolhimento da vida.

O objetivo foi mostrar aos agentes formas de como lidar, inicialmente, com o pensamento e comportamento suicida, de forma com que os profissionais entendessem profundamente a cabeça de uma vítima das fases do suicídio.

“Todo mundo acha que esse contato primário serve apenas para o psicólogo, sendo que, é muito importante e essencial para que os agentes de saúde também saibam lidar com essa situação. É um manejo e uma capacitação que ajuda em diversos aspectos e traz benefícios a todos”, disse a Apoiadora da Saúde Mental, Adriana Lima.