Inaugurada a Escola Municipal Vereador Heitor Hartmann

Por: Coordenadoria de Relações Públicas | Em: 12/02/2019

“Ma-ra-vi-lho-sa”. Foi assim que a munícipe Claudia Soares definiu a nova escola municipal inaugurada no dia 9 de fevereiro em Morato.

A Escola Municipal Vereador Heitor Hartmann está localizada no cruzamento da Rua 21 de Março com a Gerônimo Cayetano Garcia, no Centro, onde, até alguns meses atrás, era o esqueleto da obra do Restaurante Popular, cuja construção estava abandonada havia seis anos. A atual administração deu um novo destino àquele esqueleto de obra e hoje ela é uma escola modelo na cidade.

A Escola Municipal Vereador Heitor Hartmann atenderá inicialmente cerca de 300 crianças, e tem, entre outros dispositivos, 13 salas de aula, lactário, brinquedoteca, playground, acessibilidade, banheiros adaptados, cozinha e pátio interno, e, além disso, é o primeiro equipamento sustentável do município, pois conta com caixa de captação de águas pluviais, para reuso em irrigação das hortas das crianças e lavagem do prédio, além de ter um boiler de aquecimento por energia solar.
Vale ressaltar que tudo isso foi feito com recursos próprios da Prefeitura de Francisco Morato.

A inauguração aconteceu às 10 horas, e contou com a presença de um grande público; além de autoridades locais e regionais, e familiares de Heitor Hartmann, cujo nome foi homenageado na nova escola, estavam presentes o chefe de gabinete da Secretaria Estadual de Habitação, Ceme Júnior, o chefe de gabinete do deputado federal Marcos Pereira, Rogério Haman, representando o deputado estadual Jorge Wilson, o Xerife do Consumidor, os vereadores moratenses José Maria de Matos (o Salsicha), Ildo da Silva Gusmão, Alex dos Reis, Luiz Alenilson Ribeiro Rodrigues (o Kaiser), Claudemir Correa Leite (o Mimo), João Raposo, Jair Sene, Flor Cabeleireiro, Joãozinho, Giba, Márcia Della Torre, e o presidente da Câmara João Nelson dos Reis Alves (o Nelsinho da Periferia), a secretária municipal de Educação, Lélia Hartmann, representando todos os secretários municipais, o vice-prefeito, Dr. Araguacy, e a prefeita Renata Sene.

A diretora da escola, Viviane dos Anjos, abriu os discursos agradecendo às autoridades, à sua equipe de trabalho e a todos os presentes. “Criança não trabalha, criança tem mesmo é que dar trabalho”, encerrou, de forma bem humorada, a diretora Viviane.

O discurso seguinte ficou a cargo do presidente da Câmara, vereador Nelsinho da Periferia, que parabenizou a todos os envolvidos na concepção e na conclusão da nova escola municipal de Morato e colocou o trabalho de toda a Câmara Municipal à disposição do desenvolvimento de Francisco Morato.

O vice-prefeito, Dr. Araguacy, também falou aos presentes e destacou a importância da nova escola e o empenho da atual administração para recuperar o local onde era mais um esqueleto de obra abandonada.

Em seguida, a secretária municipal de Educação, Lélia Hartmann, cumprimentou e agradeceu a todos que se envolveram direta ou indiretamente na construção da escola que leva o nome de seu pai. “Quero também agradecer pelo apoio incondicional que a Câmara de Vereadores tem dado ao nosso governo, caminhando ao nosso lado, para o progresso da nossa amada cidade. agradeço a meus companheiros de jornada, pois poder contar com cada um e cada uma de vocês, com certeza nos fortalece e nos impulsiona para realizarmos muito mais e mudar a história da nossa cidade. Quero dizer que, aos poucos, colocando um tijolinho por dia, estamos escrevendo uma nova história na nossa cidade e na nossa educação. Por fim, agradeço a minha família e a meu pai, que até a eternidade será lembrado por todos, por muitas gerações. Ele que me ensinou a ser a pessoa que sou, procurar ser melhor a cada dia, amar e fazer o máximo pelas pessoas e pela cidade de Francisco Morato”, encerrou Lélia.

A prefeita Renata Sene encerrou as falas e homenagens informando que a Escola Municipal Vereador Heitor Hartmann foi uma das prioridades eleitas pelos munícipes nas plenárias do Plano Plurianual Participativo (PPA), realizadas em 2017, quando a administração foi aos bairros ouvir os anseios da população.

“Hoje tem início a história de mais um projeto tirado do papel, fruto de um governo que trabalha todos os dias para promover, acima de tudo, a justiça social e dar dignidade aos moratenses. Respeito e amor por esta cidade e paixão pelo serviço público é o que torna tudo isso possível. Os desafios são muitos, mas nada como horas dedicas ao trabalho para, aos poucos, resolvermos cada uma das questões pendentes. Em nome da secretária Lélia Hartmann, quero parabenizar toda a equipe da Educação pelo belíssimo trabalho, pelo compromisso e o zelo em trabalhar em função dos 23 mil alunos matriculados na nossa rede municipal de ensino. Mais um desafio vencido, mais um compromisso cumprido!”, finalizou a prefeita Renata Sene.

Terminados os discursos e homenagens, as autoridades descerraram a placa comemorativa à inauguração da escola e surpreenderam os familiares de Heitor Hartmann ao revelar um quadro pintado à mão que foi instalado na entrada da escola.

Na sequência, a escola foi oficialmente inaugurada e aberta à visitação do público e das autoridades presentes.

“Emocionante”, disse a munícipe Maria Solange Ramos após conhecer os aposentos da escola onde seu neto passou a estudar a partir do dia 11 de fevereiro.