Morato no coração e no nome: Conheça a história do jogador moratense campeão da Copa São Paulo de 2019

Por: Coordenadoria de Relações Públicas | Em: 30/01/2019

Ainda muito jovem, Felipe Rodrigues da Silva, hoje com 17 anos, iniciou a caminhada no futebol pelas ruas do Jardim Primavera, em Francisco Morato e tinha como melhor amiga a bola. Filho de Tatiane Sanches e Tiago Almeida, Felipe tinha como principal passeio acompanhar seu pai, o Tica, nos jogos por sua cidade natal.

Aos seis anos, com um olhar tímido e de poucas palavras, passou a se destacar em meio à molecada nos treinos de um antigo clube da cidade. Após passagens por equipes da região chegou ao time de futebol de salão do Palmeiras, tinha nove anos, onde ficou por seis meses. Ganhou experiência e voltou para jogar no time principal de Francisco Morato. Com bom porte físico, técnico e rápido, logo foi convidado para treinar na divisão de base da Portuguesa.

Felipe adotou então o apelido de “Morato” como jogador, assumindo também uma nova posição. Ao chegar à Portuguesa, inicialmente atuava como meia-atacante, porém, com diversas baixas no setor lateral do campo, foi improvisado ali e tomou conta da posição. A rotina diária até o Canindé era pesada. Morato, diversas vezes ficou sem dinheiro para ir treinar ou tinha que encarar a Linha 7 – Rubi da CPTM em dias de sol intenso, chuvas e almoçando uma marmita no meio do caminho, tudo sozinho, quando tinha 11 anos.

“O Felipe sempre foi um menino muito tranquilo, nunca me deu trabalho. Por ele ser muito responsável e regrado, confiei em deixa-lo seguir seu sonho com meu total apoio. Hoje ele é um exemplo para nossa família e para o irmão mais novo (Miguel, 9 anos)”, disse a mãe do jogador, Tatiane Sanches.

Sem perder o fôlego, continuou disposto a realizar o sonho de milhões de crianças brasileiras. Evoluindo gradativamente nos treinos e competições, chamou a atenção do São Paulo Futebol Clube, com quem firmou contrato aos 14 anos. Com a grande estrutura de um dos maiores clubes do Brasil, Morato se dedicou nos treinos e ganhou evidência como zagueiro no alto do seu 1,90 cm. Já em dezembro de 2017, foi o jogador mais jovem dentre os relacionados pelo técnico Orlando Ribeiro para a Copa RS, onde foi eleito o craque do campeonato pelo time Sub-20.

Premiado e reconhecido nas divisões de base do tricolor, Morato foi titular e destaque na conquista da Copa São Paulo de Juniores 2019, em cima do Vasco da Gama, nos pênaltis. Um dos pontos mais marcantes da decisão foram as cabeças rapadas dos atletas da equipe paulista em homenagem à pequena Larissa Martins, de seis anos, que luta contra um câncer no cérebro.

Para Morato, a homenagem teve um valor ainda maior e imensurável. Em 2018, o zagueiro perdeu a irmã mais nova, Rafaela Rodrigues da Silva, de 15 anos, vítima de leucemia. Rafaela também era destaque no meio esportivo de Francisco Morato, onde atuava como ginasta e dançarina da Secretaria de Esporte, Lazer e Turismo.
“Quando ela ficou doente eu sabia que não podia ficar chorando e sem jogar, pois estava ciente do quanto ela estava torcendo por mim. Eu transformei minha tristeza em força para honra-la e conquistar meus sonhos, como a Rafa sempre me incentivou”, disse o zagueiro.

Com tantas conquistas em meio a altos e baixos, a família Rodrigues deixa evidente o DNA de campeões. Tatiane e Tiago se orgulham com os passos do mais novo campeão da família, a energia do pequeno Miguel e a imagem deixada de felicidade e dever cumprido da Rafaela. Morato agora passa férias em sua cidade natal e volta no próximo mês ao São Paulo F.C., com o objetivo de conquistar o mundo levando o nome do nosso município.

Quando visitou a Prefeitura de Francisco Morato, na tarde do dia 30 de janeiro, o atleta moratense deixou uma mensagem para todos aqueles que têm um sonho: “Você vai passar por poucas e boas na vida, mas nunca desista, pois isso é necessário para o que te espera lá na frente. Prospere confiando em seu potencial, lá na frente você vai conquistar o que almeja”, finaliza Felipe Rodrigues, o “Morato”.
o nosso município.