(11) 4489-8900 | (11) 4488-3305

Programa Boa Visão combate a retinopatia diabética em Francisco Morato

Por: Coordenadoria de Relações Públicas | Em: 25/01/2019

A Prefeitura de Francisco Morato, por meio do SAME (Serviço de Assistência Médica) e em parceria com o Governo Estadual, continua realizando os exames do Programa Boa Visão.

O objetivo é combater a retinopatia diabética, doença causada por danos aos vasos sanguíneos no tecido da parte traseira do olho (retina) tendo a glicemia mal controlada como principal fator de risco.

Os primeiros sintomas incluem moscas volantes, borrões, áreas escuras na visão e dificuldade de distinguir cores, podendo avançar para a cegueira, onde com o diagnóstico precoce reduz essa chance para 5%.

É de extrema importância que o indivíduo tenha hábitos saudáveis para prevenir e/ou controlar a hipertensão e a diabetes.

Consulte seu médico para realizar um exame de fundo de olho sob dilatação, mesmo que sua visão pareça normal, pois é importante detectar os estágios iniciais da doença.

Em Francisco Morato, o atendimento é oferecido pelo ambulatório especializado CIS Terezinha Marques, localizado na Rua João Mendes Júnior, nº 58, Centro.

Em 2018, o número de agendamentos foi de 2.500 exames, e, no primeiro mês deste ano, já são 704.