Programa Qualifica Morato forma profissionais

Por: Coordenadoria de Relações Públicas | Em: 27/12/2018

O Programa Qualifica Morato tem como objetivo promover a democratização das oportunidades de permanência no mercado de trabalho, do pleno desenvolvimento dos talentos e potencialidades de comunidades vulneráveis, como instrumento de desenvolvimento social e econômico, promover a formação e qualificação profissional, de acordo com as especificações locais, etnia, gênero, diversidade e demanda do mercado de cada território de atuação, fomentar a integração da rede de empregabilidade e empreendedorismo de cada localidade, reconhecer e disseminar as boas práticas, desenvolver a apoiar projetos de inclusão de adolescente e jovens no mercado de trabalho, na condição de aprendizes e primeiro emprego.

E no dia 20 de dezembro, aconteceram duas cerimônias de formatura dos cursos de qualificação profissional do Programa Qualifica Morato, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Social (IDES). Uma delas foi às 9 horas, no Centro Social Urbano de Morato (CSU) e a outra, às 14 horas, também no CSU.

A primeira turma a se formar foi de alunos que estudaram no Fundo Social, no CRAS do Jardim Alegria, no CRAS do Jardim Vassouras e no CRAS Parque 120 durante o segundo semestre de 2018.

Pelo Fundo Social de Solidariedade, os profissionais formados de manhã fizeram os cursos de canto e coral (professor Edson), forno e fogão (profa. Wanderluci), violão (Edson) e crochê (Maria José), coordenadora Suelen Silva.

Pelo CRAS Jardim Alegria: cabeleireiro (Cilene), corte e costura (Maria da Graça), informática (Gerson) e Manicure (Maria Helena e Miriam), coordenadora Sonia Premiano.

Pelo CRAS Jardim Vassouras: design de sobrancelhas (Cilene), inglês (Fernanda), informática (Gerson), técnicas administrativas (Adriana) e Cabeleireiro (Rosália), coordenadora Maria do Socorro.

CRAS Parque 120 e Associação Justina Schuh: cabeleireiro (Rosália), forno e fogão (Wanderluci) e manicure e pedicura (Maria Helena e Miriam), coordenadoras Vera Sena, Luana Safar e Islaine Glória.

Os formandos da tarde, que frequentaram seus cursos no CRAS Belém e no CRAS do Jardim Santo Antônio, se formaram em corte e costura (professora Rosália) e manicure (professoras Maria Helena e Miriam), coordenados por Bruna Bezerra; cabeleireiro (professora Rosália), informática (Rodrigo), inglês (Fernanda), manicure e pedicure (Maria Helena e Miriam) e técnicas administrativas (Adriana), coordenados por Solange Germano.

O secretário municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Wagner Santana, e a prefeita Renata Sene fizeram a entrega de todos os certificados de conclusão de cursos aos formados e ofereceram uma homenagem especial ao aluno Everaldo Santos Torres, de 79 anos, que se formou em dois cursos simultâneos, inglês e informática.