Emoção e cultura marcam a abertura da Semana do EJA em Francisco Morato

Por: Comunicação | Em: 13/11/2018

Na terça-feira (13/11), aconteceu na Escola Municipal Ulisses da Silveira Guimarães a abertura da Semana de Valorização da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A abertura contou com apresentações dos alunos das escolas Dr. Morato, Hely Mara, Isabel Lupianhes e Paulo Freire. O objetivo do evento é promover a valorização, a inclusão social e o incentivo aos estudos em qualquer tempo. A Semana de Valorização da Educação de Jovens e Adultos segue a lei municipal nº 2681, de 09/11/12. No evento, a coordenadora de Educação, Patrícia Teixeira, representou a prefeita Renata Sene. "A educação é fundamental para transformamos a cidade, começando pelas pessoas, e o principal meio de oportunidades", disse Patrícia. Representando o Legislativo, esteve presente o vereador Jair Sene: "Só se tem dois caminhos de transformação para as vidas, um é pela fé, e outro, pela educação. Boa sorte a vocês e persistam", disse o vereador. A abertura do evento foi feita com apresentações musicais da Orquestra Experimental Pró-Morato. A noite foi de muita emoção e superação, é o momento que os alunos apresentam trabalhos produzidos por eles. Cada escola monta o seu projeto de acordo com sua realidade. Para os alunos, é, sem dúvida, muito gratificante mostrar seus trabalhos e suas produções. É o momento em que são vistos e reconhecidos. As apresentações foram dos alunos das turmas dos 9º anos da escola Dr. Morato, dos professores Ivani, Renata e Vitor, que apresentaram coral com a música Aleluia; do aluno Francisco Manoel da Silva, de 76 anos, que apresentou a poesia "Quando cheguei a Francisco Morato", aluno do 7º ano, do professor Thiago, da E.M. Isabel Lupianhes; da aluna Adilcilene Silva Oliveira Nascimento, do 9º ano, da Profa. Elizete, da E.M. Paulo Freire, que apresentou a poesia "Coração Apaixonado"; Também houve apresentação de coral dos alunos do 1º e 5º ano dos professores Regina, Renata, Alci, Milton e Andreia, da E.M. Hely Mara; a aluna Maria de Fátima Leitão Sousa, da professora Elizete, do 9º ano A, da E.M. Paulo Freire apresentou uma poesia; o coral "Para o EJA eu vou", composto por alunos da EJA I e EJA II, dos professores Margarida e Thiago, da E.M. Isabel Lupianhes; o aluno Sebastião Ferreira, do EJA I, da E.M. Paulo Freire, da professora Katia. Dança com a música, "Alegria", da Ivete Sangalo, com alunos do 9º ano A e B, dos professores Ivani, Katia, Renata e Vitor, da E.M. Dr. Morato, e alunos do 1º e 5º ano com as professoras Renata e Luciana, apresentaram a dança Carimbó; e, encerrando com grande estilo, uma esquete da música Cidadão, do cantor Zé Ramalho, feita pelos alunos do professor Ronaldo, da escola Dr. Morato. Além das apresentações, foram feitas homenagens a alunos que terminaram o EJA e continuam nos estudos e também a profissionais da área da educação que estão se aposentando. Uma forma de valorizar os conhecimentos trazidos pelos alunos, já que esses personagens possuem histórias de vida distintas e com aspectos marcados por diversas questões sociais. Se interessou? As inscrições para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) podem ser feitas na escola mais próxima de sua residência.