Semana da Pessoa com Deficiência chega ao fim em Francisco Morato

Por: Coordenadoria de Relações Públicas | Em: 25/09/2018

A Semana da Pessoa com Deficiência, uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) e Secretaria de Obras foi encerrada na última sexta-feira (21) com uma reunião de convivência com as famílias no ginásio do CSU.

A semana em apoio à luta das pessoas com deficiência foi promovida com a finalidade de debater as necessidades e as dificuldades que eles enfrentam na sociedade. Durante os cinco dias da ação aconteceram roda de conversa no Céu das Artes com o tema “Nada sobre nós, sem nós”; Workshops na Univesp; Conscientização da vaga de deficiente no calçadão; entre outras atividades.

O Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado hoje, 21 de setembro, foi instituído em 14 de julho de 2005. A data foi escolhida pela proximidade ao início da Primavera, coincidida com o dia da Árvore, afim de simbolizar o renascer das plantas, simbolizando a renovação das reivindicações em prol da cidadania.

Pela manhã, no ginásio do CSU, houve o encontro do grupo gestor do Conselho da Pessoa com Deficiência, com palestra sobre a Assistência Social e a importância do CadÚnico, ministrada pelo secretário da SMADS, Wagner Santana.

O evento contou com a presença de autoridades locais e famílias atendidas. As professoras da Rede Municipal de Ensino que trabalham com as crianças com deficiência foram homenageadas no evento.

Na parte da tarde tivemos a presença da vice-presidente da Associação G14 de Apoio aos Pacientes com Pólio e Síndrome Pós Poliomielite, Maria Isabel Verduro, que sobreviveu à doença, para um bate papo sobre o tema.