E.M Paulo Freire ganha reforma e fica de cara nova

Por: Coordenadoria de Relações Públicas | Em: 25/09/2018

Quando os alunos da Escola Municipal Paulo Freire, no Jardim Sílvia, chegaram para as aulas na segunda feira, dia 27 de agosto, tiveram uma grande surpresa. Isso porque eles encontraram uma escola bem diferente daquela que deixaram na sexta-feira anterior. A escola foi indicada pela Secretaria Municipal de Educação de Francisco Morato para participar de um projeto de voluntariado corporativo do Instituto Cyrela, chamado Dia da Ação Voluntária (DAV).

O projeto tem como objetivo transformar os espaços destinados a crianças de escolas públicas e organizações sociais, trazendo cor, alegria e lazer. Desde julho, a escola passou por uma reforma intensa e recebeu inúmeras benfeitorias em seu espaço físico. Salas de aula foram pintadas interna e externamente, assim como corredores, pátio, grades, portões, portas, etc. Uma nova pintura da área interna e das linhas demarcatórias da quadra de esportes também foi feita, e um alambrado foi instalado ao redor da quadra, o que resultará em mais segurança e privacidade aos alunos que estiveram usando a quadra.

Os jardins laterais internos da escola foram reformados e um jardim na parte dos fundos foi totalmente construído, com o plantio de grama e árvores, e floreiras foram instaladas em todo o entorno interno da escola. Um grande galpão foi feito para abrigar oito mesas de concreto e bancos do mesmo material para que os alunos possam jogar damas, xadrez e desenvolverem outras atividades.

Também um playground feito com madeira ecológica, baseada nos conceitos de sustentabilidade ambiental e nas normas de segurança da ABNT, foi instalado no pátio interno. Ele contém balanços, escorregador, gira-gira, e outros brinquedos destinados à recreação infantil.

No dia 25 de agosto, sábado, dezenas de voluntários corporativos finalizaram a ação e entregaram os novos espaços aos alunos; por isso, houve uma confraternização envolvendo os responsáveis pelo instituto, os voluntários que ajudaram a transformar as dependências da escola, representantes das empresas parceiras do instituto, membros do corpo docente da escola, a secretária municipal de Educação Lélia Hartmann e a prefeita Renata Sene foram convidados a assistirem exibições de canto e dança realizadas por alunos da Paulo Freire e a apresentação de uma roda capoeira, feita pelos integrantes do Grupo de Capoeira Anjos do Sol.

Após as apresentações, a diretora da escola, Maria Aparecida Troca, a secretária Lélia e a prefeita Renata Sene percorreram todos os aposentos da escola para vistoriar as reformas que foram feitas. A escola Paulo Freire é a maior da rede municipal de ensino, ela atende aproximadamente 1.300 alunos.