Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra é empossado

Por: Coordenadoria de Relações Públicas | Em: 05/09/2018

Aconteceu no dia (31/08), na Câmara Municipal de Morato, a cerimônia de posse dos membros eleitos no dia 21 de julho para o Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra de Francisco Morato. O objetivo é dar voz e promover o diálogo permanente entre a prefeitura e a sociedade civil.

O ato contou com uma mesa ecumênica diretora de trabalhos, composta por: Mãe Carmen, do Templo de Cáritas (Umbanda), Junior Itiban, Templo Nazinga Ngozi (Candomblé), Hosni Badawe Hosnir H.P.S. Mabrouk El Sawi Badawi (Islã), Padre Willian de Santana Fonseca, Paróquia Santo Antônio (Catolicismo) e Osnir Gonçalves (Evangélico).
Representando as lideranças do Movimento Negro estiveram presentes, a mesa foi formada pelos palestrantes José Adão (Movimento Negro Unificado), Douglas Belchior (UneAfro), Marco Antônio Zito Alvarenga (Procurador Federal), Bob Controversista (Nova Frente Negra Brasileira) e DJ KLJAY.

A mesa diretora dos representantes do Poder Público foi composta pelo secretário municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Wagner Santana, o vereador Jair Sene, o vice-prefeito Dr. Araguacy Ávila e a prefeita Renata Sene.

“Firmo aqui o meu compromisso de dar voz a vocês e a quem é de direito, pois não se fala das pessoas sem a presença delas. Neste ato dou posse ao conselho. Parabéns a todos os participantes, essa luta não se esgota agora”, disse a prefeita Renata Sene.

O Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra de Francisco Morato tem como atribuições formular diretrizes e promover, em todos os níveis da administração direta e indireta, atividades que visem à defesa dos direitos da comunidade negra, e eliminação das discriminações que atingem, bem como à sua plena inserção na vida socioeconômica e político-cultural. Desenvolver estudos, debates e pesquisas relativas à problemática da comunidade negra, entre outros.
Os candidatos eleitos como representantes da sociedade civil para a gestão do Conselho no triênio 2018/2021 são:

Titulares: Fernanda Camila Gomes do Nascimento, Mayra Sales de Oliveira, Paulo Sergio dos Santos e Sandra Luciene Venâncio da Silva.
Suplentes: Agnaldo Vidal dos Santos, Eduardo Jose Barbosa, Jaqueline Alves Freire de Campos e Marisa da Conceição Peres da Silva.

Os eleitos representantes do Poder Público são:
Pela Secretaria Municipal de Assistência Social
Titular: Vera Lucia Sena Candil Arjona,
Suplente: Alessandro José Vítor
Pela Secretaria Municipal de Educação
Titular: Irondis Mendes de Seles
Suplente: Leandro Henrique de Souza
Pela Secretaria Municipal de Cultura
Titular: Vicente de Paulo Ribeiro da Silva
Suplente: Viviane Araújo Caetano Tavares
Pela Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Turismo
Titular: Caroline Larissa de Souza Costa