18ª edição do Concurso de Fanfarras e Bandas de Francisco Morato, Confaframo, foi sucesso

Por: Coordenadoria de Relações Públicas | Em: 09/08/2018

No domingo 05/08, pela 18ª vez nossa cidade promoveu o seu tradicional Concurso de Fanfarras e Bandas de Francisco Morato (Confaframo), que é considerado um dos maiores e mais importantes concursos desse segmento no Brasil.
O 18º Confaframo foi realizado na Rua Demerson Gomes Romano, em frente ao antigo prédio da prefeitura, e começou por volta das 9 horas com uma apresentação da Orquestra Experimental Pró-Morato, regida pelo maestro Adriano Aragão, que executou o Hino Nacional e apresentou um repertório de músicas clássicas e populares.
As agremiações musicais que desfilaram e concorreram neste ano, e suas respectivas categorias, foram: Fanfarra Monsenhor Ignácio Gióia, de São Luiz do Paraitinga, e Fanfarra Independente Entre Amigos, de Mogi das Cruzes (na categoria Fanfarra Simples Sênior); Fanfarra Municipal de Nazaré Paulista (Fanfarra com 1 Pisto Sênior); Banda Marcial Dr. João Marciano Almeida, de Franca, Orquestra Musical de Santa Isabel e Banda Marcial de Louveira (Banda Marcial Infanto Juvenil); Banda do Colégio Santa Catarina de Sena, de São Paulo, E.E. Profa. Dora Peretti de Oliveira, de Mogi das Cruzes, e Banda Marcial Alcina Dantas Feijão, de São Caetano do Sul (Banda Marcial Juvenil); Orquestra de Metais e Percussão SENAI-Hermenegildo, de Guarulhos, Banda Marcial Monsenhor Ignácio Gióia, de São Luiz de Paratitinga, e Banda Marcial Municipal de Atibaia (Banda Marcial Sênior).
Para maior conforto do grande público presente, a prefeitura providenciou a colocação de arquibancadas ao longo da Rua Demerson Gomes Romano, além de banheiros químicos. De acordo com a organização do 18º Confaframo, cerca de 5 mil pessoas passaram pelo local durante a competição.
Segundo o maestro Carlos Ferreira, da Banda Marcial Alcina Dantas Feijão, de São Caetano do Sul, “tanto a estrutura como a realização do evento foram bem organizadas, e a pista central é de boa qualidade, assim como o almoço servido, que foi ótimo, e a atenção que o recepcionista responsável teve com sua banda foi admirável. A Prefeitura de Morato está de parabéns”, disse o maestro, que está completando 33 anos à frente desta banda vencedora.
Por volta das 13 horas, houve um intervalo na competição para que a pontuação dada às fanfarras e bandas que desfilaram durante o período da manhã fosse computada, enquanto isso, aconteceu a apresentação da Bandinha Rítmica das Escolas Municipais, sob a regência da professora Solange Gonçalves. Logo após foram entregues os prêmios aos vencedores do período da manhã.
Às 14 horas, as competições do 18º Confaframo recomeçaram, e, após a apresentação da última concorrente, enquanto as notas eram computadas, houve a apresentação a Corporação Musical Rogério Levorin, de Francisco Morato, que não compete por ser a anfitriã do Confaframo.
Terminada a apresentação da Fanfarra Rogério Levorin, o maestro Jairo Farias divulgou a relação dos vencedores da 18ª edição do Confaframo. A entrega da premiação aos campeões foi feita pelas autoridades e convidados presentes.
Os vencedores em suas respectivas categorias foram:
Fanfarra Simples Sênior
Corpo Musical, Linha de Frente, Blaiza, Mor e Regência : Fanfarra Monsenhor Ignácio Gióia
Fanfarra com 1 Pisto Sênior
Corpo Musical, Linha de Frente, Baliza, Mor e Regência: Fanfarra Municipal de Nazaré Paulista
Banda Marcial Infanto Juvenil
Corpo musical: Orquestra Musical de Santa Isabel
Linha de Frente, Baliza, Mor: Banda Marcial de Louveira
Banda Marcial Juvenil
Corpo Musical, Linha de Frente e Mor: Banda Marcial Alcina Dantas Feijão
Baliza: E.E. Profa. Dora Peretti de Oliveira
Banda Marcial Sênior