(11) 4489-8900 | (11) 4488-3305

Francisco Morato tem vagas livres para mamografia

Por: Coordenadoria de Relações Públicas | Em: 06/08/2018

Único mamógrafo da região, Francisco Morato é a única das cidades do Cimbaju a oferecer mamografia no próprio município. O serviço é oferecido por meio do convênio com a Santa Casa. O agendamento pode ser feito na unidade de saúde mais próxima de sua residência.

O mamógrafo foi instalado em Francisco Morato no ano passado e fica na Santa Casa. Esse foi apenas uma, das novas especialidades implantadas no ano passado, assim como: neurologia adulto e infantil, nutrição, hematologia, endocrinologia e fisioterapia neurológica para adultos. Todas as especialidades são oferecidas gratuitamente por meio da central reguladora do Same.

O exame é essencial no diagnóstico de tumores malignos na mama (câncer de mama). O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação de células anormais da mama, que formam um tumor. Há vários tipos de câncer de mama, alguns tipos têm desenvolvimento rápido enquanto outros são mais lentos.

O mamógrafo, aparelho usado no exame, usa a mesma radiação do raio-x tradicional, mas os feixes são projetados levando em conta a anatomia configurada para a obtenção de imagens das mamas com alto contraste e resolução.

Um alerta para que as mulheres entre 49 e 69 anos façam o exame de mamografia. Relativamente raro antes dos 35 anos, no entanto, acima dessa idade a incidência do câncer de mama cresce progressivamente, de forma significativamente após os 50 anos. A maioria dos casos tem bom prognóstico de cura caso seja diagnosticado com antecedência.