Inaugurada a Unidade de Saúde da Família do Jardim Arpoador

Por: Comunicação | Em: 05/07/2018

Depois de anos de espera, os moradores do Jardim Arpoador e dos bairros próximos podem comemorar, isso porque a nova Unidade de Saúde da Família do bairro foi inaugurada no sábado (23/06), às 10 horas.
O evento de inauguração foi realizado no saguão de entrada da USF do Jardim Arpoador e reuniu dezenas de moradores, autoridades municipais e dois deputados estaduais.
Estavam presentes à inauguração os vereadores Alex dos Reis, Ildo Gusmão, Nelsinho da Periferia, Jair Sene, João Raposo, Giba e Flor Cabeleireiro, secretários municipais, o gerente municipal, Thiago Gabriel, o superintendente municipal de Saúde, Marcelo Simões, a prefeita Renata Sene e os deputados estaduais Gil Lancaster e Jorge Wilson, o Xerife do Consumidor.
Durante os discursos alusivos ao evento, a senhora Sônia Aparecida Sodré da Silva, moradora no bairro há 25 anos, manifestou seu contentamento com a inauguração da USF. “Eu agradeço a todos, e dou graças a Deus por termos essa nova unidade de saúde”, disse Sônia, que até há pouco tempo precisava buscar tratamento especializado em outras cidades, mas agora não será mais necessário sequer sair do seu bairro para isso.
O desenlace da fita de inauguração da nova USF do Arpoador foi feita pelo morador Rinaldo Apolinário da Silva, morador no bairro há 29 anos. Já dentro da unidade, a placa inaugural foi descerrada pela prefeita, pelos vereadores e pelos deputados presentes.
Assim que inaugurada, autoridades e moradores da região visitaram todas as dependências da nova Unidade de Saúde da Família do Jardim Arpoador.
Conheça a USF do Jardim Arpoador????
O projeto da Unidade de Saúde da Família (USF) do Jardim Arpoador foi cadastrado e liberado pelo Ministério da Saúde em 2010; em 2013 ele foi licitado, no entanto, a obra ficou paralisada até 2017, quando a atual administração retomou o projeto e iniciou a obra, que foi finalizada em maio passado e agora foi entregue à população.
A nova USF do Jardim Arpoador, que é uma das maiores da cidade em termos de espaço físico, foi projetada para oferecer acessibilidade a portadores de necessidades específicas e conta com consultórios clínicos, banheiros, salas de vacinação, medicação, inalação, de reuniões em grupo e odontologia, inclusive com escovódromo, além de vários outros departamentos.
Também estão disponíveis equipamentos de eletrocardiograma, inalação e de atendimento de emergência.
A unidade atenderá os cerca de 10 mil moradores do Jardim Arpoador e dos bairros próximos, como o Recanto Soraya, Chácara Campininha, Jardim Nova Morada e Estância Belém, entre outros, totalizando cerca de 2.500 famílias. Serão disponibilizadas duas equipes do Programa Saúde da Família, com 10 agentes comunitários, além de uma gerente, dois médicos, duas enfermeiras, um dentista, auxiliar de odontologia, farmacêutica, auxiliar de farmácia, recepcionistas e auxiliares de limpeza. Entre os serviços que ali serão prestados, estão acolhimento, acompanhamento de gestante e do bebê, curativos, dispensão de medicamentos básicos, enfermagem, exame preventivo de colo de útero, e planejamento familiar, entre outros.
Assim que foi inaugurada a unidade, imediatamente houve o início da vacinação contra a gripe, que era uma reivindicação antiga dos moradores do bairro.
Com a entrega da nova USF do Jardim Arpoador, a prefeitura de Morato faz mais uma importante economia de aluguel, cerca de R$ 25.000,00 por ano.