Dia Mundial de Combate ao Abuso de Crianças e Adolescente é marcado pela conscientização em Morato

Por: Coordenadoria de Relações Públicas | Em: 17/05/2018

No dia 18 de maio é celebrado o Dia Mundial de Combate ao Abuso e a Exploração de Crianças e Adolescentes. Por isso a prefeitura de Francisco Morato, por meio da Secretaria Municipal de Educação e do Serviço de Assistência Médica (SAME), realizará uma ação de conscientização na estação ferroviária de Francisco Morato e na passarela do terminal leste da rodoviária. O tema da ação deste ano é: #FaçaBonito essa luta também é sua.
Das 9h às 17h, os usuários da estação e do terminal terão acesso a folhetos informativos contra o abuso sexual infantil na rampa de acesso à estação, com trechos de leis, orientações e telefones e endereços dos equipamentos de proteção disponíveis na cidade, além de terem contato com trabalhos escolares feitos pelas crianças da rede municipal de ensino.

De acordo com dados do Governo do Estado, entre 2015 e 2016, o canal de denúncias Disque 100 recebeu 37 mil queixas de crimes envolvendo crianças e adolescentes. Destas, mais de 67% eram do sexo feminino. O abuso sexual geralmente é cometido por pessoas que fazem parte do convívio familiar da vítima.
Além do Disque 100, outro canal de denúncia é o aplicativo Proteja Brasil. Vale lembrar que a acusação também pode ser realizada em delegacias e no Conselho Tutelar do município, através do número 4488-0066.

A iniciativa da Prefeitura de Francisco Morato é voltada à população e conta com o apoio da CPTM, que abre espaços em suas estações para a realização de atividades ligadas a promoção da saúde e bem-estar dos usuários, incentivo à leitura, mostras artísticas, exposições, apresentações e manifestações culturais de artistas e instituições parceiras.