O começo do fim. Segunda etapa da obra do piscinão é iniciada

Por: Coordenadoria de Relações Públicas | Em: 27/04/2018

No dia 20, as obras de finalização do Reservatório de Retenção de Picos de Cheias TG-03 (mais conhecido como Piscinão de Francisco Morato) foram iniciadas. É o começo do fim de uma história que duram 10 anos, graças aos esforços empenhados desde o ano passado pela atual administração.

A empresa contratada segue com a implantação do canteiro de obras, serviços de remoção de material inerte do reservatório e serviços de sondagem do local. Na primeira fase da retomada da obra, feita no ano passado, foi realizado o desassoreamento, quando mais de 80 mil m3 de material inerte foram retirados do piscinão.

“Esta obra estava parada há 10 anos, e agora conseguimos recuperar os recursos para finaliza-la, é uma obra muito importante para que o nosso povo não sofra mais com as chuvas de verão que no passado já nos deu tanta tristeza. Agradeço ao governador Geraldo Alckmin e ao secretário executivo Widerson Anzelotti que me recebeu e atendeu a necessidade quando mais precisamos”, disse a prefeita Renata Sene que ainda completou “ Promessa é dívida. Agora o Piscinão de Morato será finalizado como a cidade merece”

Relembre os passos:

Logo após a grande enchente de janeiro de 2017, a prefeita Renata Sene declarou que retomaria a obra do piscinão, que estava parada desde 2010. A retomada imediata da obra foi determinada no Palácio dos Bandeirantes, em um encontro que contou com a participação do superintendente do Departamento de Águas e Esgotos (DAEE), Ricardo Borsari, do secretário executivo do Fundo Metropolitano de Financiamento e Investimento (Fumefi), Widerson Anzelotti, e de secretários municipais de Francisco Morato.

Após avaliação do DAEE, foi visto que a obra demandaria duas etapas, sendo que a primeira faria a remoção de todo o material inerte e terra que estavam no fundo do piscinão, por ter sido abandonado por tanto tempo, e isso fazia com o que ele não conseguisse reter toda a água necessária para evitar novas tragédias.

A primeira etapa foi concluída, então em novembro de 2017 o Fumefi fez a liberação dos recursos para a concretagem do fundo e para que esta obra seja entregue de verdade à população.

Em abril de 2018 o então secretário-chefe da Casa Civil, Samuel Moreira esteve em Francisco Morato realizando a assinatura do contrato dos serviços e agora a obra foi iniciada.

Após o término da obra, o DAEE ficará responsável pela manutenção permanente do piscinão.