(11) 4489-8900 | (11) 4488-3305

Vacinação contra a febre amarela voltará para os bairros a partir do dia 22

Por: Coordenadoria de Relações Públicas | Em: 22/01/2018

A partir de segunda-feira (22), a vacinação contra a febre amarela voltará a ser nas unidades de saúde, nos bairros e somente para os moradores do município. Com mais de 100 mil moratenses vacinados, a medida se faz necessária devido ao aumento da divulgação e consequentemente procura de moradores de outras cidades, sendo assim vamos priorizar os moratenses.

Portanto agora, quem for até a unidade de saúde deverá levar: crianças e jovens de até 15 anos, a carteira de vacinação e para as pessoas acima de 15 anos, carteira de vacinação, se houver, documento de identificação com foto e um comprovante de endereço do município.

Os horários de vacinação, são das 08h00 às 11h00 e das 13h00 às 15h00. Porém antes de procurar um posto de saúde, é importante saber se você está no grupo de pessoas que só podem tomar a vacina com autorização médica. 

São elas: gestantes, lactantes (mulheres que estão amamentando até o sexto mês ) crianças com menos de nove meses e pessoas imunodeprimidas (baixa imunidade), como pacientes em tratamento quimioterápico, radioterápico ou com corticoides em doses elevadas (portadores de Lúpus, por exemplo), idosos acima dos 60 anos ( está liberado só se estiver com baixa imunidade) e pessoas com alergia grave à proteína do ovo. Para estes grupos, um médico deverá avaliar o benefício e o risco da imunização, levando em conta o risco de eventos adversos. 

Vale lembrar que em toda cidade só está sendo aplicada a dose única da vacina e não a fracionada e que os macacos não transmitem a doença. Eles também são vítimas. A febre amarela é transmitida apenas pelas picadas dos mosquitos.