Francisco Morato realiza audiência para discutir o PDUI

Por: Coordenadoria de Relações Públicas | Em: 10/11/2017

Francisco Morato recebeu no dia 6 de novembro, às 19 horas, na Câmara Municipal, a audiência do PDUI/RMSP. O Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado da Região Metropolitana de São Paulo (PDUI/RMSP) tem por objetivo traçar as diretrizes que vão orientar o desenvolvimento urbano e regional, por meio do compartilhamento de responsabilidades, do planejamento e da execução das funções públicas de interesse comum.

O PDUI pe um instrumento legal de planejamento, que estabelece diretrizes, projetos e ações para orientar o desenvolvimento urbano e regional, buscando reduzir as desigualdades e melhorar as condições de vida da população metropolitana. Também fixa as bases de atuação conjunta entre estados e municípios.

O Plano deverá contribuir para o ordenamento territorial da Região Metropolitana de São Paulo. Ações voltadas à regulação são fundamentais em qualquer sociedade, especialmente nas grandes metrópoles que reúnem expressivas desigualdades socioeconômicas. Nesses territórios, instituir o macrozoneamento possibilita a organização das diversas áreas de interesse comum à região, e que perpassam vários municípios, a partir da pactuação de diretrizes orientadoras para ocupação do território que, ao se transformar em legislação, garantam o acesso democrático à região metropolitana.

Para o pleno desenvolvimento do PDUI/RMSP é necessário que se realizem audiências a fim de ampliar o conhecimento público e propiciar à sociedade civil discussão sobre a elaboração do PDUI da Região Metropolitana de São Paulo. Nas audiências são coletados dados, subsídios, informações, sugestões, críticas e propostas relativas ao caderno preliminar de propostas do PDUI da RMSP.

O vice-prefeito Dr. Araguacy Ávila, também representando a prefeita Renata Sene, os vereadores João Raposo, Giba, Kaiser, Mimo, Jair Sene, Flor Cabeleireiro, Ildo Gusmão, Alex dos Reis e a presidente da Câmara, vereadora Márcia, o diretor municipal de Planejamento, Rogério Hamam, e a assessora de planejamento da EMPLASA (Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano S.A), Fernanda Costa, que conduziu a reunião.

A plateia foi composta por secretários e coordenadores municipais, representantes de entidades e conselhos municipais, além da sociedade civil e população em geral.