Mais de 8 mil pessoas foram vacinadas na cidade só neste dia 1º de novembro

Por: Coordenadoria de Relações Públicas | Em: 01/11/2017

Não há casos registrados de febre amarela em Francisco Morato nem em humanos, nem em macacos, mas a vacinação continua sendo feita em mutirões em Francisco Morato. 8500 pessoas foram vacinadas contra a febre amarela nesta quarta-feira. 4.000mil no mutirão feito no CSU, 2.000 na escola PPA e 2.500 nas unidades de saúde.

Com esses números, Francisco Morato passa para 50 mil o número de imunizados e imunizadas na cidade. Na segunda-feira, 06/11, a vacinação será feita no Jardim Silvia (Rua 16), e na terça, 07/11, no CEU das Artes.

Porém antes de procurar um posto de saúde, é importante saber se você está no grupo de pessoas que só podem tomar a vacina com autorização médica.

São elas: gestantes, lactantes (mulheres que estão amamentando), crianças com até 6 meses e pessoas imunodeprimidas (baixa imunidade), como pacientes em tratamento quimioterápico, radioterápico ou com corticoides em doses elevadas (portadores de Lúpus, por exemplo), idosos acima dos 60 anos e e pessoas com alergia grave à proteína do ovo. Para estes grupos, um médico deverá avaliar o benefício e o risco da imunização, levando em conta o risco de eventos adversos.

Se você tomou a vacina antes de 2016 deve verificar se a segunda dose está em dia, por que apenas a partir desde ano a vacina passou a ser em dose única, antes disso ela deve ser reforçada. A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda uma única dose para toda a vida. O Brasil, buscando uma maior segurança, adota o esquema de duas doses. Portanto, quem recebeu duas doses, na infância ou na fase adulta, já está devidamente protegido e não precisa buscar o serviço de saúde.