Campanha de Prevenção contra o câncer de mama

Por: coordenadoria de relações públicas | Em: 11/10/2017

Prefeitura de Francisco Morato lança campanha de prevenção ao câncer de mama

A Campanha Outubro Rosa, que ocorre anualmente em todo o mundo, também está acontecendo em Francisco Morato, organizada pela Prefeitura, por meio do Serviço de Assistência Médica (SAME) e da Secretaria de Governo, por intermédio da Coordenadoria de Imprensa e Relações Públicas. O objetivo da campanha é estimular e conscientizar a população para a prevenção do câncer de mama, por meio do autoexame e da realização de mamografia.
Para esse alerta em relação à saúde da mulher, uma vasta programação foi preparada para o mês de outubro incluindo palestras, ações de prevenção, orientações pelo SAME e a Coordenadoria de Imprensa e RP lançou a campanha “Deixe essa ideia bater mais forte no seu peito”. Um alerta para que as mulheres entre 49 e 69 anos façam o exame de mamografia.
Relativamente raro antes dos 35 anos, no entanto, acima dessa idade a incidência do câncer de mama cresce progressivamente, de forma significativamente após os 50 anos. Vários são os tipos de câncer de mama; alguns evoluem de forma rápida, outros, não. Mas a maioria dos casos tem bom prognóstico de cura caso seja diagnosticado com antecedência.
Desde março deste ano, a Prefeitura oferece a mamografia por meio de um convênio com a Santa Casa, de forma gratuita. Todas as mulheres podem e devem procurar as unidades básicas de saúde para avaliação e o agendamento.
Segundo o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca), o câncer de mama ainda é o tipo mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, ficando atrás apenas do de pele não melanoma, respondendo por aproximadamente 28% dos casos novos a cada ano. Vale lembrar que o câncer de mama também acomete homens, representando 1% do total de casos da doença.