Aumento no número de casos de Covid-19 em Francisco Morato liga sinal de alerta para a prevenção

Por: Coordenadoria de Relações Públicas | Em: 18/01/2021

Após um ano inteiro de uma incansável luta no combate contra a Covid-19, estamos iniciando 2021 de uma maneira muito diferente do que esperávamos. Após as aglomerações de fim de ano e o afrouxamento do isolamento social por parte da população, chegamos a uma segunda e mais preocupante onda de contágio pelo Coronavírus.

Nesta sexta-feira (15/01), o Governo do Estado de São Paulo apresentou com urgência novos dados e fases de restrições após um alto crescimento no número de casos positivos e de transmissão do vírus. E segundo o Serviço de Assistência Médica (SAME) de Francisco Morato, infelizmente o crescimento de casos em nossa cidade também preocupa muito.

Dados do Same indicam que a cada 100 pessoas que realizam o exame de PCR (cotonete), em Francisco Morato, 80% testam positivo. E outro dado ainda mais preocupante é que nessas testagens o maior público que testou positivo nas últimas semanas são crianças e jovens de 10 a 29 anos.

Importante salientar que essa segunda onda de contaminados é um reflexo direto de outro índice grave, como podemos observar no gráfico abaixo, que é a taxa de transmissão em constante subida. Em média, o tempo de manifestação da doença é de 14 dias, sendo assim, fizemos um levantamento quinzenal para ilustrar a aceleração de contaminação.

Desde novembro, o crescimento de transmissão tem sido exponencial, prova disso é que em apenas 15 dias do mês de janeiro já temos o dobro de contaminações em relação aos quinze primeiros dias de dezembro. Sem a conscientização de todos, a tendência é piorar.

Reforçamos, mais uma vez, para que todos respeitem o isolamento social e sigam as medidas de proteção à risca, usando máscaras, evitando festas e reuniões, usando álcool em gel e, principalmente, colocando sua família como prioridade. Temos uma longa estrada para seguir, mas o que mais desejamos é que você possa comemorar o fim de tudo isso ao lado de quem você ama.