Chuvas de Verão: medidas preventivas já acontecem em Francisco Morato

Por: Coordenadoria de Relações Públicas | Em: 09/12/2020

Chegamos mais rápido do que nunca ao mês de dezembro e, com ele, no próximo dia 21, chega o verão. Neste período, como consequência das altas temperaturas, também chegam as temidas chuvas de verão, quando devemos redobrar a atenção, ainda mais em época de pandemia por estarmos por mais tempo dentro de casa.

Como em todo ano, a Secretaria Municipal de Obras e a Coordenadoria da Defesa Civil estarão de prontidão para zelar pelas vidas dos moratenses através da “Operação Chuva de Verão”, que tem como objetivo a redução de danos humanos, materiais e ambientais durante as fortes chuvas.

Manutenções preventivas seguem acontecendo em pontos específicos de Francisco Morato. O maior exemplo é o nosso piscinão, o reservatório de Retenção de Picos de Cheias Tapera Grande – 3, que recebe limpezas periódicas da equipe do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), mantendo o equipamento pronto para períodos chuvosos. Além disso, são feitas a limpeza e a manutenção das bocas de lobo da cidade, mantendo a regularidade e pleno funcionamento no escoamento das águas pluviais.

É importante ressaltar que a Defesa Civil de Francisco Morato realizou em 2018, bairro a bairro, um trabalho de campo priorizando as áreas de médio e alto risco na cidade, efetuando cadastros para a emissão de alertas e entrega de um manual com procedimentos aos moradores dessas áreas, pautando principalmente os deslizamentos de terra.

Ainda com todo esse empenho, a população de Francisco Morato tem um papel fundamental nas medidas preventivas: o descarte correto de lixo. Além de ser essencial no rápido escoamento de águas, o compromisso com a natureza rende um verão mais calmo e seguro.

Para receber alertas da Defesa Civil de Francisco Morato basta entrar em contato pelo WhatsApp (11) 94737-0408, telefone de emergência no 199, ou no telefone local (11) 4488-2011.