Same presta contas e detalha ações realizadas contra a Covid-19

Por: coordenadoria de imprensa | Em: 19/06/2020

O Serviço de Assistência Médica de Francisco Morato tem sido o grande aliado da população na guerra contra o Coronavírus , e nesse período de ações voltadas a prevenção já somamos mais de três meses de um trabalho contínuo.

Até a última quarta-feira (17/06) os dados do SAME registravam 756 casos confirmados; 914 descartados; 69 em investigação; 89 óbitos e 321 curados.
Entre as principais ações de combate desenvolvidas temos a ampliação de 35 leitos de baixa complexidade na Santa Casa de Francisco Morato e mais 49 novos leitos de UTI (28 leitos no Previna, 10 no Hospital Lacaz e 11 no Hospital Albano) por meio da gestão compartilhada entre os munícipios integrantes do Cimbaju.
Para sanar dúvidas à distância da população também foi criado o aplicativo “Monitoracovid” e o Plantão Coronavírus através do telefone 4488-7936, em funcionamento durante sete dias da semana, das 8h ás 17h.

Nesse processo de medidas, vale ressaltar a criação do protocolo de atendimento da Covid-19, envolvendo, treinamento e capacitação dos profissionais da saúde; aquisição de equipamentos de proteção; criação de normas para ambulatórios especializados e atendimentos a usuários com Síndromes Respiratórias Agudas em todas as unidades de saúde do município.

Entre as atividades realizadas nas ruas, aconteceram a Campanha de Conscientização e Prevenção Contra o Coronavírus com distribuição de mascarás na região central e a Ação de Sensibilização em diversos bairros, contando com entrega de panfletos de orientação e detecção de sintomáticos com mais de 8 dias para a Covid-19.

Todas unidades de saúde de Francisco Morato ainda contam com teste rápido para os grupos prioritários e treinamentos dos técnicos.
Francisco Morato segue trabalhando diariamente com diversas outras ações para que a situação normalize o mais rápido possível. Respeitem as regras e use máscara.