Conheça as medidas tomadas pela Prefeitura para proteger continuamente a população contra o Novo Coronavírus

Por: coordenadoria de imprensa | Em: 03/04/2020

Nesta sexta-feira (03/04) Francisco Morato completou 21 dias desde o primeiro decreto em ação ao Combate do Coronavírus, e de lá pra cá novos métodos foram criados e caminhos foram traçados para evitar ao máximo a evolução da propagação do vírus em nossa cidade. Assim, a Prefeitura de Francisco Morato segue à risca as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS), adotando medidas diariamente para proteger a população moratense e deixar seus munícipes atualizados sobre a situação da cidade.

A primeira ação foi consolidada junto aos secretários municipais e a prefeita Renata Sene, para construção do Plano Municipal de Ação de Prevenção e Combate ao Covid-19 por meio do decreto municipal nº24”G”/2020. Já no dia 18 de março foi assinado o decreto municipal n°25 ”G”/2020 que dispôs sobre medidas de caráter temporário e emergencial para a prevenção de contagio pelo Covid-19 no âmbito da administração municipal. Objetivo de ambos os decretos é reduzir o contato social ainda no início do contágio, de maneira que Francisco Morato achate de forma notória a curva de contaminação com uma proteção ampla e eficaz.

Uma semana depois, foi tomado como medida o fechamento provisório de vários comércios e empresas, com exceção de drogarias, supermercados, restaurantes, padarias, casa de alimentação animal, postos de combustível, lojas de conveniência, conforme Decreto Nº 29 G de 2020. O prazo é até 7 de abril, podendo ser prorrogado dependendo de orientações das autoridades de saúde e dos governos federais e estaduais. Essa medida é necessária para evitarmos a circulação de pessoas, inclusive proprietários e funcionários dos estabelecimentos, e, consequentemente, a probabilidade de contágio pelo coronavírus.

Durante esse processo de isolamento social, pelos canais de comunicações da prefeitura a população pode acompanhar diariamente os boletins com os casos suspeitos, confirmados e descartados, medidas de prevenção com vídeos didáticos e situação dos serviços disponibilizados pelo órgão.

E na última quinta-feira (02/04) foi lançada a plataforma digital com dados oficiais da Covid-19 em Francisco Morato (http://coronavirus.franciscomorato.sp.gov.br/). O site será atualizado diariamente e nele serão disponibilizado todos os boletins diários do Serviço de Assistência Médica, pronunciamentos oficias, decretos municipais e ainda um espaço para o comerciante. A Prefeitura de Francisco Morato se coloca, diariamente e em regime de 24 horas, à disposição de nossa população, por canais via internet (por meio de suas páginas virtuais - facebook, instagram e site).

Para denúncias contate a ouvidoria através do e-mail:
ouvidoria@franciscomorato.sp.gov.br ou através dos telefones 24 horas da Defesa
Civil: 199 (Ligação gratuita de telefone fixo) e 4488-2011.