Inaugurada a Unidade de Pronto Atendimento Vereador Nadir Mariano de Lima (UPA24H) de Francisco Morato

Por: Coordenadoria de Relações Públicas | Em: 27/01/2020

A construção de um sonho se dá, principalmente, a idealização do melhor que queremos para nós, nossos amigos e familiares. A população moratense sempre foi muito sonhadora e seguindo essa simples definição, construiu sonhos que pareciam impossíveis, porém, muito mais que importantes para boa parte dos filhos da antiga Belém da Serra.

Os anos passaram, sonhos novos chegaram e com eles o desejo de um equipamento que recompensasse todo acolhimento que o povo moratense teve com quem chegava em nossa cidade. E quando falamos em conquista que parecem impossíveis, como não se lembrar de um dos maiores símbolos de obras paradas em nossa cidade: a Unidade de Pronto Atendimento 24H. Essa que foi unanimidade nos pedidos do PPA Participativo onde a população pontou seus anseios.

Com as obras paradas desde 2012, a UPA 24H sofreu bastante com o tempo e o vandalismo por conta do abandono. A história do equipamento passou a ser você reescrita em 2017 quando a atual gestão, juntamente com o Ministério da Saúde, reafirmou o compromisso da entrega da obra e iniciou os estudos de reforma e readequação do espaço. Após o incessante trabalho de revisão do projeto e abertura dos processos licitatório, em setembro de 2018 foi assinada a ordem de serviço para a tão esperada entrega da Unidade de Pronto Atendimento.

E na manhã do último sábado (25/01) a história de Francisco Morato foi marcada pela inauguração da nossa tão esperada UPA 24H. A Rua Gregório Gomes da Silva, onde está localizada a Unidade, ficou tomada pela população e autoridade para o momento que por mais de oito anos todos esperaram.

Participaram da cerimônia de inauguração a prefeita Renata Sene, o vice-prefeito, Dr. Araguacy, os vereadores Nelsinho da Periferia (presidente da Câmara), Alex dos Reis, Flor Cabeleireiro, Ildo Gusmão, Jair Sene, João Raposo, Joãozinho, Kaiser, Marcia Della Torre, Mimo, Salsinha e a assessora Loren Brígida, representando o vereador Giba, o superintendente Municipal de Saúde, Marcelo Simões, o deputado estadual, Jorge Wilson o Xerife do Consumidor, o deputado federal, Marcos Pereira, as filhas do homenageado Nadir Mariano de Lima, Sueli, Silvia e Sandra de Lima, o presidente do Instituto Núcleo de Políticas Públicas (INAPP), Pedro Dinarte Faleiro, o prefeito em exercício de Franco da Rocha, Dr. Nivaldo, o vereador de Franco da Rocha, Alex Caixa, e a secretária municipal de Saúde de Franco da Rocha, Lorena Oliveira.

O superintendente Municipal de Saúde, Marcelo Simões, relembrou a trajetória até a conquista da nova UPA 24H e agradeceu o apoio de todos os envolvidos, “Agradecemos ao apoio que tivemos nessa caminhada até aqui, principalmente, dos meus companheiros da saúde, pois sem eles, nada seria possível. Temos muitos a fazer ainda, mas o que a UPA 24H representa é muito além do que uma simples conquista. É a materialização do que para alguns, parecia impossível”.
A Unidade de Pronto Atendimento funcionará 24 horas com os serviços de urgência/emergência nos atendimentos clínicos e pediátricos. Sendo composta por 20 leitos, sendo eles: 4 leitos de observação feminina; 4 leitos de observação masculino; 6 leitos de observação pediátrica; 01 leito de isolamento e 1 leito de observação psiquiátrico e ainda, 4 leitos destinados a urgência totalmente equipada com respiradores, monitores e diversos equipamentos de suporte a vida. Além de também contar com serviço de radiologia e laboratório de análises clínicas 24 horas.

A previsão é que a unidade receba 13.000 usuários mês, que terão seus atendimentos analisados com a devida classificação de risco e outros serviços de apoio quando necessários. É importante ressaltar que o atendimento da nossa nova UPA 24H acontecerá a partir de amanhã (27/01) a partir das 7h da manhã.

A prefeita Renata Sene, ressaltou a parceria com o legislativo que foi fundamental para a continuidade da obra e também falou sobre a importância de um trabalho bem realizado pelos profissionais na nova UPA 24H, “Do que adianta um equipamento novo, moderno e equipado, sem profissionais que possam estar preparados? Por isso, tenho dúvidas que a equipe da nossa UPA 24H serão referência. Eu gostaria de estar abraçando cada de vocês que nos ajudaram a viver esse sonho hoje, aliás, seus anseios são os nossos, assim como os sonhos que realizaremos juntos. A UPA 24H é realidade e a prova que nada é impossível”.