Semana da Consciência Negra traz diversas atividades culturais em Francisco Morato.

Por: Coordenadoria de Imprensa | Em: 26/11/2019

Sábado passado, dia 23, foram realizadas na Praça Belém da Serra, no Centro, das 17 às 22 horas, ações relativas à Semana da Consciência Negra de Francisco Morato.

O evento foi realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, e com o Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra.

Ele fez parte das atividades direcionadas ao fomento da cultura negra, por meio de projetos que foram selecionados em edital de chamamento público de credenciamento de projetos para a Semana da Consciência Negra de Francisco Morato, com a realização de atividades que visem a defesa dos direitos da comunidade negra, a eliminação das discriminações que atingem, bem como à sua plena inserção na vida socioeconômica e político-cultural. Assim como desenvolver estudos, debates e pesquisas relativas à problemática da comunidade negra, entre outras ações.

O objetivo do evento foi contemplar as propostas que desenvolvam de maneira efetiva e contundente as atividades com apresentações públicas que destacam manifestações culturais negras. Sendo elas, como ferramenta para o enfrentamento ao preconceito e à discriminação, potencializando e fomentando o processo de construção da sociedade.

Na programação estavam previstas diversas manifestações artísticas, como dança contemporânea (Compartilhamento de solos negros), Encontrão Poético (A poesia periférica e a resistência Negra), exposições (Melaço – Emaye Natalia Marques), lançamento de livro (Zine – Betto Souza), roda de conversa, sarau (Momento aberto para quaisquer manifestações culturais de espectadores e participantes) e pocket show (apresentação do coletivo Disco preto Soud System e Carol Afreekana).

A semana da Consciência Negra de Francisco Morato foi realizada entre os dias 18 e 24 de novembro.