Realizada a 1º Conferência Municipal do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional de Francisco Morato

Por: Coordenadoria de Relações Públicas | Em: 08/10/2019

No primeiro dia de 2019 o Governo Federal extinguiu o Conselho de Segurança Alimentar (Consea) Nacional, impactando fortemente e de maneira direta o desenvolvimento dos conselhos municipais e estaduais.

Desde então Francisco Morato segue na contramão dessa realidade, consolidando o Consea Municipal como um dos principais pilares das políticas públicas e fomentando a garantia de avanços para população moratense na promoção progressiva à alimentação adequada.

E de forma histórica na manhã desta sexta-feira (04/10) foi realizada no Teatro Laura Bressane a 1º Conferência Municipal do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional de Francisco Morato. Com a presença da Prefeita, Renata Sene; O Secretário do SAME, Marcelo Simões; O Secretário da Assistência e Desenvolvimento Social, Wagner Santana; O Coordenador representando a Secretária da Educação, Tércio Marinho; A Coordenadora representando o Presidente do Fundo Social, Silvana Sossolote; Além da presença de representantes das organizações da Sociedade Civil que compõem o Consea.

Na abertura oficial foi realizada a leitura e aprovação do regimento interno e após a formação da mesa solene, foi iniciada a palestra “Participação Cidadã e Soberania na Construção de Políticas de Segurança Alimentar Sustentável”, com o Dr. André Luzzi de Campos.

Para o processo de criação das propostas, foram formados grupos de trabalhos em três eixos: saúde e nutrição, acesso ao alimento, soberania e diretos sociais.
Após a analise e deliberação das propostas, foram definidos os representantes dos encontros regionais e encerrado a atividade.