Encerrada a 2ª Semana Municipal da Pessoa com Deficiência em Francisco Morato

Por: Coordenadoria de Relações Públicas | Em: 23/09/2019

No último sábado (21/09) Francisco Morato encerrou em grande estilo a sua Semana Municipal da Pessoa com Deficiência.

Reunindo todas as cidades que compõe o Consórcio Intermunicipal do Cimbaju, o encerramento trouxe jogos de paratletismo para o Complexo Poliesportivo Municipal de Caieiras. Francisco Morato foi representada pelos alunos da educação especial e da APAE da nossa cidade, que competiram com a principal marca do povo moratense: resiliência.

O dia 21 de setembro também marcou o Dia Nacional da Luta de Pessoa com Deficiência, o que abrilhantou ainda mais o encerramento da nossa Semana pelo efetivo trabalho na busca de uma sociedade mais respeitosa e inclusiva.

Esse foi o segundo ano consecutivo que a Prefeitura de Francisco Morato, por meio da Secretaria de Educação, organizou uma semana cheia de atividades inclusivas com políticas públicas voltadas à pessoa com deficiência.

O objetivo foi estimular a participação social da pessoa com deficiência na luta pelos seus direitos, conscientizando também a família e a sociedade sobre a importância da informação e difusão sobre esses direitos.

Diversas palestras foram realizadas durante a semana que teve como pilar central o tema: "História, desafios e novos paradigmas". A palestra de abertura foi com o ativista e conselheiro estadual, Ulisses Garavattí, que desconstruiu o senso-comum da sociedade referente a pessoa com deficiência e ressaltou a importância dos conselhos com participação da população na busca por direitos.

Ao decorrer da semana também foram realizadas rodas de conversa mediadas pelo presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Jailson Lacerda; discussão de políticas públicas para a pessoa com deficiência, com o secretário de Assistência e Desenvolvimento, Wagner Santana; o Workshop “troca de experiências” na Educação Especial; café com famílias em busca da inclusão e mais duas palestras: “A pessoa com deficiência e sexualidade” e “Os direitos da pessoa com deficiência de A-Z”.

A Semana Municipal da Pessoa com Deficiência atendeu as metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável #ODS números 3, 4, 10, 11.