(11) 4489-8900 | (11) 4488-3305

Moratenses se formam em cursos profissionalizantes e buscam seu espaço no mercado de trabalho

Por: Coordenadoria de Relações Públicas | Em: 20/09/2019

Na última quinta-feira (19) mais de 120 alunos do Qualifica Morato receberam certificados de cursos profissionalizantes, oferecidos pela Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social.

E essa conquista torna-se ainda mais expressiva quando analisamos um detalhe muito importante nos cursos de maquiagem e manicure: 100% de ambas as turmas eram formadas por mulheres.

Essas novas empreendedoras moratenses entram para as 7 milhões de brasileiras que contam com seu próprio negócio, segundo uma pesquisa do Governo Federal.
Porém, mesmo após a conclusão do curso e a oportunidade de gerar renda por conta própria, as dificuldades para as mulheres não param por aí.

A cada 100 empreendedoras, 68 têm ao menos um filho e 92 fazem também as tarefas domésticas. Esses dados são do Anuário das Mulheres Empreendedoras e Trabalhadoras das Micro e Pequenas Empresas, elaborado pelo Sebrae em parceria com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).

Uma das explicações para essa divergência é a pressão cultural para que as mulheres, mesmo trabalhando, continuem sendo as responsáveis principais pelos cuidados com a família.

Por isso, é de extrema importância que mesmo após o objetivo de uma especialização alcançada, a luta pela igualdade e apoio na distribuição igualitária de chances no mercado de trabalho devem ser constantes.


Anexos

Descrição Data Tamanho (KB)
Contato e Especializações de cada profissional 26/09/2019 1.5 MB