(11) 4489-8900 | (11) 4488-3305

Francisco Morato participa do Programa Nacional de Controle de Tabagismo e auxilia moratenses a largar o cigarro

Por: Coordenadoria de Relações Públicas | Em: 29/08/2019

Hoje (29/08) é simbolizado o Dia Nacional de Combate ao Fumo, com objetivo reforçar as ações nacionais de sensibilização e mobilização da população para os danos sociais, políticos, econômicos e ambientais causados pelo tabaco.

Tratando como problema de saúde coletiva e considerando a importância do combate ao tabagismo, a Prefeitura de Francisco Morato, por meio do Serviço de Assistência Médica (SAME) e em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde, participa do Programa Nacional de Controle de Tabagismo do INCA (Instituto Nacional do Câncer).

O programa é destinado a ajudar os participantes a deixar de fumar, fornecendo-lhes todas as informações e estratégias necessárias para direcionar seus próprios esforços nesse sentido. Ele consiste em uma abordagem ativa e pragmática, em que os participantes são incentivados a aplicar o que aprender com o Programa em outros aspectos de sua vida.

As atividades são oferecidas no CAPS AD com grupos terapêuticos e encontros semanais, onde inicialmente é trabalhado o combate à raiz do problema: o tabaco. Após as quatro primeiras reuniões, mensalmente, as dinâmicas continuam para ajudar por meio de um processo emocional quem parou e quem está na fase de corte do fumo.

Futuramente, o programa receberá a descentralização, com atendimento em todas as unidades de saúde da família (USFs) de Francisco Morato.

O tabagismo provoca uma dependência química cuja natureza e intensidade variam de um fumante para outro, podendo causar inúmeras doenças, entre elas o câncer.
Para participar do programa e receber ajuda para largar o cigarro basta fazer inscrição no CAPS-AD, que fica na Rua Progresso, nº 486, Centro, telefone 4489-0032.